<

Nova imagem corporativa e novo logótipo da Marca assinalam um novo e emocionante capítulo, importante na história da Citroën.

Esta evolução da imagem de marca surgirá, gradualmente, no ambiente digital, nos concessionários e a nível institucional. A nova assinatura da marca promete uma era de aceleração ousada, inclusiva e emocional para as soluções de mobilidade da Citroën e para o seu relacionamento com os clientes

O novo e orgulhoso logótipo reinterpreta a original oval de 1919, tornando-se na sua décima evolução na história de 103 anos da Citroën.

A Citroën apresentou a nova imagem de marca corporativa e o novo logótipo, que assinalam o início de uma nova era ousada, emocionante e dinâmica para uma marca hoje com 103 anos de idade, numa altura em que acelera a sua missão de tornar a mobilidade elétrica acessível a todos e alarga o seu ADN para os domínios da acessibilidade, audácia e bem-estar dos clientes.
O novo visual reinterpreta o logótipo original adotado pelo seu fundador, André Citroën, o qual se inspirou no sucesso da sua primeira empresa metalomecânica que produzia sistemas de engrenagens no formato de chevron (em “v” ou em “espinha”). Desde então, a referência familiar e técnica denominada “deux chevrons” (em português “duplo chevron”) tem permanecido no coração da identidade da Citroën.
O novo e elegante emblema sinaliza a transição e a evolução da marca, estreando-se no final de setembro num importante veículo conceptual da família Citroën. Depois, a partir de meados de 2023, versões deste logótipo irão surgir progressivamente nos modelos de produção e nos concepts da Citroën. A oval vertical proeminente e evoluída irá introduzir uma nova direção na linguagem de design, com o emblema visualmente destacado a tornar-se num elemento de assinatura imediatamente reconhecível de todos os modelos Citroën.
Complementar ao novo logótipo é um novo programa de identidade de marca corporativa e o aparecimento de uma nova assinatura da marca, que promete “Nothing Moves Us Like Citroën

1. NOVO, MAS FAMILIAR

No centro da nova imagem da marca está a evolução do mundialmente famoso símbolo “deux chevrons” / “duplo chevron” da Citroën – naquela que é a décima renovação significativa do logótipo da Citroën desde a formação da empresa, em 1919 – apresentando chevrons mais amplos e proeminentes, contrastados e rodeados por uma estrutura oval vertical mais suave.
De um modo significativo, a oval vertical mais proeminente e evoluída iniciará uma nova direção na linguagem de design de produto, em que o emblema visualmente destacado se tornará num elemento de assinatura imediatamente reconhecível de todos os modelos Citroën.
Um dos objetivos fundamentais foi o de expressar elementos inspirados em marcas não-automóveis de caráter mais intimista, incluindo os cosméticos e o vestuário, de modo a transmitir uma expressão mais calorosa da Marca, mais fácil para o olhar quando experimentada em diferentes configurações. Por exemplo, a nova identidade foi trabalhada cuidadosamente na ótica de uma interface de utilizador pura e simplificada, proporcionando aos clientes uma maior sensação de serenidade para toda a sua viagem digital com a Citroën, da sua sala de estar ao showroom do concessionário.
Foi dada especial atenção ao design, de modo a garantir que a experiência digital vá ao encontro das expectativas de novos clientes em termos de ergonomia e de estética – incluindo a disponibilidade de uma opção de "modo escuro" – e que satisfaça, plenamente, as necessidades e requisitos das vendas online.
A nova sinalização eficiente será mais leve e economizadora de energia, bem como livre de crómio, de modo a aumentar a sua reciclagem.
O conceito confortável e familiar dos interiores dos pontos de retalho "La Maison Citroën" também será alvo de melhorias, uma vez que se tem revelado popular entre os clientes, desde a sua introdução há vários anos.
Enquanto o branco e o cinzento mais frio fornecem uma base de serenidade e facilidade, serão introduzidas duas cores de assinatura como elementos contrastantes, a serem aplicadas em detalhes e áreas específicas. Inspirado num importante legado de cor para a Citroën, que tem sido usada em modelos icónicos ao longo da história da empresa, incluindo o 2CV e o DS, o calmante Azul Monte Carlo terá um regresso bem-vindo ao portefólio de automóveis num futuro próximo, bem como na apresentação de detalhes na paleta de identidade da Marca para aplicações corporativas e de retalho.
Além disso, um Vermelho-Infra mais enérgico e distinto irá substituir o vermelho atualmente usado, adicionando equilíbrio e contraste dinâmico em aplicações físicas, impressas e digitais.

2. EVOLUÇÃO E REVOLUÇÃO

O novo e evolutivo logótipo da Marca e a identidade corporativa da Citroën combinam-se com a assinatura “Nothing Moves Us Like Citroën” para destacar a revolução que se aproxima em termos de abordagem da Marca às futuras soluções de mobilidade acessível e ao seu compromisso para com os serviços sem stress para os clientes.
A primeira prova física será explorada num importante veículo conceptual familiar, que ostentará a nova identidade e que será desvendado pela Citroën no final deste mês.
Laurent Barria, Diretor de Marketing e Comunicação da Citroën, refere: "Ao abraçarmos as nossas raízes e ao reinterpretarmos a nossa identidade de uma forma moderna, estamos a enviar uma mensagem clara a todos de que, ao mesmo tempo que nos mantemos fiéis ao ADN da nossa marca, as coisas estão a mudar drasticamente na Citroën. Continuamos a olhar para as coisas de uma forma diferente na nossa missão de criar soluções ousadas, que tornem a mobilidade elétrica mais acessível, e estamos determinados a provar aos nossos clientes e a nós mesmos que ninguém e nada nos move como a Citroën, à medida que estendemos o bem-estar emocional que experimentamos dentro de um automóvel para fora dele ao longo de toda a viagem de parceria que fazem connosco. Tal requer um pensamento revolucionário em tudo o que fazemos, desde os veículos inovadores que criamos, até aos serviços inclusivos e responsáveis que prestamos, exigindo que expressemos e mantenhamos a nossa abordagem única. É exatamente isso que prometemos fazer hoje."
Desenvolvida pela equipa de design da Citroën, a nova identidade da Citroën resultou da experiência do Stellantis Design Studio, a agência de design interna da Stellantis.
 
Nova imagem corporativa Citroën